(41) 3045-8645
Av. Pres. Getúlio Vargas, 3620, Sala 601 - Curitiba (PR)

Blog

Tecnologia em condomínios

bigstock-Biometric-identification-conce-170689547-min

Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes em condomínios residenciais e comerciais, trazendo soluções e inovações na composição do modelo de empreendimento de atuais.

Como os empreendimentos devem fazer para se adequarem às tecnologias e estarem sempre à frente no que se refere a modernidade? Quanto isso pode favorecer o bom andamento do seu negócio?

Veja na matéria, algumas tendências do mercado – itens e serviços – para condomínios e entenda um pouco mais sobre estas novidades que estão surgindo.

Biometria

Em se tratando de segurança, a entrada no condomínio sempre foi o momento mais crítico. E justamente para dispensar o uso de chaves, senhas e cartões de acesso (que sao facilmente clonados), assim resolver problemas, como milhares cópias de chaves, arrombamentos, entre outros, agora existe a opção de acoplar biometria aos sistemas de acesso. Com essa tecnologia, é possível escanear impressões digitais, ou até fazer reconhecimento facial ou da voz, diminuindo assim os riscos. Esse sistema é muito seguro e extremamente difícil de driblá-lo, porque as características de uma pessoa são únicas.

Monitoramento remoto

Hoje em dia, uma câmera e um computador/smartphone é tudo que você precisa para checar o condomínio na hora que quiser. Com essa tecnologia de monitoramento remoto é possível saber o que está acontecendo em seu imóvel em tempo real.

Portaria remota ou virtual

O conjunto de tecnologias de áudio e de vídeo, similar ao sistema de monitoramento remoto, chama-se portaria remota ou virtual. Funciona da seguinte forma: porteiros e vigilantes do condomínio são substituídos por equipamentos e softwares de gestão e segurança. Uma vez que não há porteiro no local físico, é por meio de uma central de profissionais especializados que é feito o monitoramento, bem como o controle de acesso e vigilância em tempo real, fiscalizando as câmeras e podendo agir de maneira mais rápida e eficaz, caso haja alguma emergência. Além disso, a portaria virtual elimina dois grandes problemas: os custos trabalhistas com porteiros físicos e os erros humanos.

Sustentabilidade

Outro quesito relacionado a tecnologia é a sustentabilidade, podendo ocorrer de diversas formas, como:

  • manejo de recursos hídricos, com o sistema de captação de água da chuva, além de sistemas de tratamento e reaproveitamento;
  • rede de transmissão de dados por fibra ótica e cabeamento subterrâneo para oferecer os melhores serviços sem agredir o meio ambiente;
  • implantação de coleta seletiva de lixo, com tratamento adequado dos resíduos;
  • uso de painéis solares para geração de energia;

Placas solares

Hoje em dia é possível instalar placas fotovoltaicas em um condomínio, seja ele residencial ou comercial, para produzir energia solar que será abatida da conta de luz, podendo inclusive gerar lucro. A energia solar é energia limpa, é praticamente inesgotável, acessível e tem uma ótima relação custo/benefício. Condomínios residenciais novos e modernos já possuem esse tipo de instalação, e agora edifícios comerciais passam a usá-lo. A instalação de placas solares permite a geração de eletricidade para a iluminação de espaços em comum, portões, sistema de vigilância, entre outros. Por exemplo, um condomínio comercial formado por cinco empresariais em Pernambuco, teve uma redução de 7% na conta de energia do empreendimento, que resultou em uma economia mensal de R$ 2,8 mil.

Esquadrias

À medida que a tecnologia avança, surgem novas soluções relacionadas ao vidro, principalmente para controlar a incidência de calor e raios UV dentro dos imóveis. É justamente isso que fazem os vidros com controle solar (com óxidos metálicos na massa do vidro), e películas entre camadas de vidros (PVB) ou sobre o vidro (Poliéster). As películas aplicadas sobre o vidro refletem os raios solares, descartando parte da radiação. As esquadrias do VM Business, por exemplo, contam com tecnologia que retém os raios UVB, de ponta a ponta para maior comodidade.

Arquitetura moderna

A arquitetura moderna de um empreendimento não se refere somente à estrutura, mas também à técnica aplicada em determinado espaço. Detalhes como acabamentos internos e externos, divisão de espaços, qualidade de materiais, entre outros itens também fazem parte da arquitetura de um empreendimento.

Os ambientes que são decorados com materiais nobres e áreas são equipadas e humanizadas. Pode se tornar um  conceito contemporâneo, com ênfase nos elementos de design, detalhes sofisticados e objetos exclusivos.

O projeto arquitetônico do VM Business, por exemplo, foi feito  pelo escritório da Bacoccini. Pode-se notar a imponência da arquitetura moderna já na fachada do empreendimento. Os traços retos, amplas janelas e fácil acessibilidade marcam o VM Business. No Hall Social, pé direito duplo, com espaços amplos e decorados com requinte. São 2 elevadores com fino acabamento e excelente qualidade.

Compartilhe Conhecimento:
Share with friends   

Written by

The author did not add any Information to his profile yet