(41) 3045-8645
Av. Pres. Getúlio Vargas, 3620, Sala 601 - Curitiba (PR)

Blog

Como Investir Em Imóveis Comerciais De Alto Padrão Em Curitiba

JHF_VIC_salapequena_v06_low 15.47.40-min

Os imóveis comerciais estão ao nosso redor. É um termo amplo que pode ser usado para descrever uma propriedade para gerar um lucro, como edifícios de escritórios, propriedades industriais, centros médicos, hotéis, shoppings, terras agrícolas, armazéns, entre outros.

Historicamente, investir em imóveis comerciais gerou bons retornos e diversificação de portfólio a milhões de investidores, mas muitos investidores ainda não entendem como imóveis comerciais funcionam como um investimento.

Existem algumas diferenças fundamentais entre investir em imóveis comerciais e investimentos tradicionais, como ações e títulos. Em geral, as ações e títulos são comprados pelo seu potencial de crescimento ao invés funcionarem como uma fonte de renda, daí a tão famosa frase “comprar baixo, vender alto”, que segue o mercado de ações.

O modelo de investimento para imóveis comerciais é simples: há uma demanda inerente em uma determinada área. Investidores compram o imóvel e ganham dinheiro de duas maneiras: primeiro, cobrando aluguel para o uso do imóvel, e segundo por valorização no valor da propriedade ao longo do tempo. Vamos examinar um pouco mais de perto estes dois aspectos do investimento:

Tipos de Renda

Aluguel

Os inquilinos escolhem os diferentes tipos de propriedades de investimento imobiliário comercial. Cada locatário escolhe um imóvel que atenda a sua necessidade, tanto na questão de valores quanto a localização e qual o ramo de atividade que pretende instalar sua empresa.

Aqui estão alguns exemplos:

Escritório

O locatário escolhe um local adequado a sua empresa, esses contratos iniciam em um ano podendo se prolongar em comum acordo com o proprietário.

Industrial 

Um inquilino típico pode ser uma empresa de manufatura ou distribuição. Estas propriedades são geralmente localizadas em áreas mais afastados, aonde praticamente não existe propriedade residencial ou de varejo. Locações são tipicamente 5 anos ou mais.

Valorização do imóvel

O segundo contribuinte para os retornos de um investimento imobiliário comercial é o aumento no valor da propriedade durante o período em que o investidor a detém.

Muitos investidores adotam uma abordagem ativa de “agregar valor” aos imóveis comerciais, fazendo melhorias para aumentar de uma propriedade ou sua capacidade de ganhar renda. Um exemplo seria atualização detalhes cosméticos e aparelhagem. Isso permite que o proprietário cobre um aluguel mais alto por escritórios com melhor aparência. Qualquer dinheiro gasto para valorização pode potencialmente aumentar o preço de venda do edifício no futuro.

Investimento

Se você é um investidor imobiliário buscando aumentar seus ganhos, você deve considerar investir em uma sala comercial. Escritórios comerciais representam quase 20% do mercado imobiliário comercial, e oferecem retornos mais elevados do que outros tipos de propriedades comerciais.

Retorno

O investimento em propriedades residenciais é relativamente de baixo risco e, como conseqüência, baixo retorno. Já as propriedades comerciais têm um maior retorno, mas isso vem com um risco maior. Por exemplo, um apartamento ou unidade terá um retorno médio de 5%, enquanto que a propriedade industrial, como um sala comercial ou um armazém, pode atingir uma média de 8%.

Os 3 Passos a seguir antes de comprar uma sala comercial

  1. Faça perguntas a si mesmo

Como mencionamos em uma matéria no blog anteriormente (http://www.jhfincorporadora.com.br/tudo-que-voce-deve-saber-quando-for-adquirir-um-imovel-comercial/), O primeiro passo na compra de imóveis comerciais é conhecer a si mesmo, sua situação e o que você está procurando. Aqui estão algumas perguntas a considerar:

  • Que tipo de propriedade que você está procurando?
  • Você irá utilizar o edifício para o seu próprio negócio, alugá-lo, ou outro?
  • Que tipo de local você precisa?
  • Você precisa comprar ou você poderia alugar a propriedade?
  • Qual é a sua situação em relação ao dinheiro, financiamento e / ou capacidade de fazer um pagamento?
  • Você estaria disposto a fazer parceria com outra pessoa na propriedade?
  • Qual é a sua tolerância ao risco?
  • Por quanto tempo você pode se comprometer com a propriedade?
  • Quanto trabalho você está disposto a colocar na propriedade?
  • Que habilidades / conhecimento você já tem?
  • Que habilidades / conhecimento você necessita?
  • Você está disposto a fazer os deveres de ser um proprietário?
  • Finalmente, você está pronto / disposto a fazer um investimento / compra deste tamanho?
  1. Visite e considere muitas propriedades

Considere e visite muitas propriedades diferentes. Descubra o que os pontos positivos e negativos de cada uma. Considere as coisas mais importantes para você, incluindo localização, condição, preço, etc.

Já enfatizamos diversas vezes a importância da localização! Propriedades localizadas perto de universidades, hospitais ou áreas do centro geralmente terão um maior valor e vender mais rapidamente.

Sua situação e necessidades são únicas. Acima de tudo, a propriedade deve se encaixar para você em termos de preço, localização, usos e investimentos necessários.

Aqui estão algumas outras perguntas a serem consideradas para cada propriedade em que você está interessado:

  • A propriedade é atualmente usada para que fins?
  • Para que pode / não pode ser usada?
  • Que tipo de aluguel / renda a propriedade gera por ano?
  • Que tipos de impostos existem na propriedade?
  • O que precisa ser substituído ou reparado em breve?
  • Por que o proprietário está vendendo?
  • Como é a área ao redor da propriedade?

Características de uma sala comercial de alto padrão

Investir em uma sala comercial de alto padrão tem diversos benefícios. Devido ao mercado imobiliário está cada vez mais competitivo e exigente, os detalhes são cruciais.

Algumas características essenciais de uma sala de alto padrão são:

Ótima localização 

A localização de um empreendimento é sempre um dos pontos principais do negócio, pois dependendo do tipo de empresa, a localização afeta muito o acesso dos clientes. Preste atenção também para os arredores do imóvel, se há potencial de crescimento.

Segurança

Empreendimentos de alto padrão contam com sistemas de segurança e identificação de visitantes, cameras de monitoramento, entre outros.

Qualidade geral

É importante destacar a qualidade geral do empreendimento, do acabamento, das salas, gesso, pintura, esquadrias, entre outros.

Estrutura e acabamentos modernos

A beleza e sofisticação de um empreendimento encantam clientes. Tanto na parte interna quanto externa, perceba esses pontos, principalmente se você estará recebendo clientes em sua sala.

Valorização do imóvel

O retorno sobre o investimento é muito melhor quando se trata de salas de alto padrão, porque o imóvel é mais valorizado, devido a localização, exclusividade, potencial de crescimento, entre outros pontos que mencionamos.

Aposte nos empreendimentos locais

Empreender em Curitiba

Segundo o site da prefeitura de Curitiba, a nossa cidade foi eleita três vezes pela revista Exame como a melhor capital para se fazer negócios. Isso porque, infraestrutura de qualidade não falta. Prova disso, são os 26 shoppings, universidades, hospitais, transporte público, parques, entre outros pontos turísticos, além do Aeroporto Internacional, que propicia um maior reconhecimento da região, principalmente pelo Mercosul.

E o mercado imobiliário de Curitiba?

Durante muitos anos, Curitiba esteve entre as capitais brasileiras com o menor preço por metro quadrado construído do país. Porém, entre 2003 e 2010 os imóveis de forma geral tiveram valorização de 162%.

Bom para investidores

Segundo a Gazeta do Povo, em 2014 a oferta de novos apartamentos de luxo na capital chegou a marca de 327 unidades e fez do segmento um dos mais estáveis do setor, algo muito significativo e importante para o ramo de construção civil.

Mercado de luxo em Curitiba

Segundo um mapeamento de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros feito pela Austin Rating, agência classificadora de risco e a Editora Três, após a análise de 212 indicadores nas áreas: social, econômica, fiscal e digital e por um levantamento quantitativo e qualitativo, chegou-se à conclusão de que Curitiba está no topo do ranking, servindo de referência para outras cidades brasileiras e sendo abraçada por seus habitantes.

Além disso, segundo a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em um artigo publicado pela Gazeta do Povo, os empreendimentos lançados em Curitiba nos últimos três anos, recentemente entregues ou com obras ainda em andamento, mostram que a capital tem potencial para o mercado de apartamentos com valores acima dos R$ 2 milhões e que ainda há espaço para o crescimento deste mercado na cidade.

Mas como saber se o imóvel vai ser valorizado?

Recentemente, lançamos um e-book gratuíto, onde constam todas as informações relacionadas a investimento, inclusive um gráfico que demonstra claramente a valorização imobiliária de um empreendimento comercial se comparada com as demais taxas de juros. Acesse: “Como avaliar um empreendimento de alto padrão”.

Crescimento constante

Por esses e tantos outros motivos, que construtoras buscam inaugurar novos espaços e edifícios nestes bairros considerados os mais nobres. Além de serem mais valorizados se comparado com outras regiões, possuem uma localização facilitada, por ficarem próximo do Centro.

Se juntarmos esses ótimos índices com o crescimento do PIB e desenvolvimento social, o resultado são novos e potenciais clientes do ramo imobiliário, tanto residencial quanto comercial.

Principais bairros

É importante saber quais são os principais bairros da cidade, no caso estamos falando de Curitiba, para fazer um bom investimento.

Curitiba é uma cidade reconhecida por ser uma das maiores capitais do país, muito bem planejada e organizada, com um potencial de crescimento ótimo. A urbanização acelerada desde 1970 fez com que a cidade tivesse que se adaptar.

Hoje em dia existem 75 bairros em Curitiba, dos quais 5 deles têm um alto potencial de consumo. São eles:

  • Batel
  • Água Verde
  • Cabral
  • Ecoville
  • Bigorrilho

O que todos eles têm em comum? Conveniências, muitos pontos de comércio, alto fluxo de pessoas e veículos.

Curitiba foi eleita 3 vezes como a melhor capital para se fazer negócios, isso principalmente devido a infraestrutura de qualidade.

Em resumo

Diferentemente dos estoques, os investimentos imobiliários comerciais geralmente proporcionam fluxos de caixa estáveis sob a forma de renda. Imobiliário comercial é um activo difícil que também é um recurso escasso. Ele sempre tem algum valor intrínseco, e geralmente valoriza em valor ao longo do tempo. Finalmente, o valor do imobiliário comercial é derivado pelo maior crescimento da economia como um todo.

Compartilhe Conhecimento:
Share with friends   

Written by

The author did not add any Information to his profile yet