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Como Escolher Uma Sala Comercial Em Curitiba

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Você está procurando um endereço comercial à altura da sua empresa? Seja uma sala comercial ou um escritório, existem alguns pontos importantes a se atentar antes de investir, independente se a sua idea é transformá-lo em um investimento ou instalar sua própria empresa. Isso porque a escolha de uma sala comercial é uma ciência, uma vez que duas salas comerciais no mesmo imóvel não são necessariamente iguais.

Já abordamos temas similares aqui no blog da JHF anteriormente, e reforçamos a importância da localização como ponto base para escolher um bom empreendimento. Essa escolha vai muito além do tamanho da sala comercial, levando diversos fatores em conta. Separamos alguns pontos relevantes a se considerar antes de fechar um contrato. Confira!

Investimento

Nos últimos anos, o mercado imobiliários brasileiros sofreu diversas alterações importantes. Definitivamente, houve uma valorização do ramo, e as pessoas passaram a enxergá-lo com outros olhos, buscando novas maneiras de investir.

Quando falamos em investimento imobiliário, muitas pessoas associam a palavra à casa ou apartamento, mas os imóveis comerciais tem se tornado cada vez mais fortes como forma de investimento.

Uma vasta gama de profissionais depende das salas comerciais, por exemplo: advogados, dentistas, médicos, psicólogos, contadores, entre outros tipos de empreendedores individuais que necessitam atender seus clientes.

O risco de inadimplência em imóveis comerciais costuma ser menor que em outros tipos de imóveis, uma vez que os profissionais que ocupam esses espaços necessitam assegurar seu local de trabalho. O tempo de contrato também costuma ser maior, pois os profissionais levam equipamentos e montam ambientes pensados na empresa/clínica/escritório e atrelam seu nome ao local.

Analise suas necessidades em um ponto comercial

Antes de iniciar a busca por uma sala comercial, analise quais são suas principais necessidades com o imóvel. Exemplos como: quantidade de funcionários, visitas de clientes, infraestrutura necessária, quantidade de ambientes, móveis e equipamentos, e principalmente se a sala será um investimento ou para uso próprio, são alguns fatores muito importantes a se considerar.

Analise a infraestrutura oferecida pelo edifício. Serviços como portaria, recepção, salas de reunião, podem valer a pena mesmo com um preço mais alto.

Compra ou aluguel?

Se você já possui uma empresa, porém está no começo das atividades, a dica dos consultores é alugar a sala, para que assim suas reservas financeiras não fiquem comprometidas. Porém, se você optar por comprar a sala, você passa a usar o dinheiro que seria do aluguel como capital de giro.

Agora, se você não tem uma empresa, esse pode ser um ótimo investimento. Investir dinheiro em imóveis e viver com a renda dos aluguéis ou para incrementar o orçamento mensal pode ser uma boa aposta.

Se a sua ideia é alugar para microempresas e profissionais liberais, a melhor opção talvez seja comprar uma sala comercial pequena, de aproximadamente 50 metros quadrados. Devido ao tamanho, geralmente apresentam um valor menor, dependendo da localização você pode garantir um bom aluguel.

As salas maiores atraem empresas mais estabelecidas, garantindo mais estabilidade. Nesse tipo de salas, os contratos de locação são mais longos, chegando a durar até 20 anos.

Localização

A localização de uma sala comercial deve ser sempre o primeiro item da lista a ser analisado, devido a sua extrema importância. Se você tiver um imóvel bem localizado, já será meio caminho andado.

Imóveis no centro da cidade, que são bem localizados, costumam ter uma grande procura, porém esses edifícios muitas vezes tem 30, 40, 50 anos de idade e com isso, podem acabar trazendo muitas dores de cabeça em relação à manutenção. Um imóvel um pouco mais distante, porém com uma estrutura nova, pode gerar bem menos problemas.

Preste atenção nos arredores do empreendimento, se é um local seguro, bem iluminado, se tem acesso a transporte público, entre outros detalhes que podem fazer a diferença para você, seus funcionários e clientes. Você pode realizar um breve checklist da região, buscando por exemplo, por:

  • Agências bancárias
  • Agências dos Correios.
  • Empresas de motoboy e transporte expresso.
  • Cartórios e tabelionatos.
  • Empresas de contabilidade e escritórios de advocacia.
  • Pontos de ônibus, estações de trem e metrô e pontos de táxi.
  • Gráfica.
  • Restaurantes.
  • Farmácias e drogarias.
  • Lojas de departamento (materiais de escritório e suprimentos de informática).
  • Acesso facilitado em termos de tráfego.

Se você depende de receber clientes para que sua empresa sobreviva, você vai querer estar em uma localização com fácil acesso e perto do seu público.

Acesso

Observe bem a região onde fica o imóvel e as possibilidades que seu empreendimento seja visto e chame a atenção. Verifique a corrente de tráfego na rua, fluxo de automóveis, se a rua é mão dupla ou não, se há estacionamento, linhas de ônibus, etc. Veja se quem passa na rua consegue visualizar bem o seu ponto.

Possuir um empreendimento comercial com fácil acesso as principais avenidas de Curitiba é fundamental. Estar em pontos já reconhecidos como pólos comerciais e empresariais também vale a pena, pois isso pode valorizar seu investimento.

A busca por salas comerciais em bairros residenciais está cada vez maior, não somente para fugir do trânsito mas também pela busca de qualidade de vida. Se esse for o seu caso, assim sim, busque pelos empreendimentos com uma boa infraestrutura, fácil acesso e próximo a regiões centrais.

Infraestrutura

Uma boa sala comercial deve ter uma excelente infraestrutura predial. Ambientes climatizados, recepção, estacionamento exclusivo, quantidade de elevadores, são alguns dos fatores a serem analisados, pois oferecem mais conforto aos funcionários, clientes e visitantes.

É muito difícil levar uma empresa adiante se o imóvel e as salas comerciais não possuem uma infraestrutura mínima para garantir a necessidades dos funcionários, dos clientes e da própria empresa.

População

Aproveite para analisar a área de influência, pois isso te permite conhecer o público que frequenta e mora naquele local. Isso pode ser observado ou entrando em contato com outros comerciantes locais. Identifique também o nível de renda das pessoas, o comportamento, frequência de consumo, etc. Verifique assim quais são os itens favoraveis e desfavoraveis para a sua atividade.

Metragem

Antes de bater perna buscando uma sala na região de seu interesse, especifique o que é necessário para que o negócio funcione para você. Como diz Filomena Garcia, vice-diretora da Franchise Store, “Não adianta alugar um espaço maior porque acha que compensa se ele não vai ser utilizado. Cinco metros quadrados a mais fazem a diferença no aluguel”.

Não adianta você forçar uma sala comercial, por preços ou o que seja, se ela não for atender às suas necessidades. Não só a metragem é importante como também a planta do imóvel.

Planta

Saiba exatamente qual uso você fará das salas comerciais, que tipo de planta você necessita, como serão divididos os departamentos e dependências, quantos funcionários você tem ou pretende ter, etc. Com informações como essas, você maiores chances de sucesso para a sua empresa. Caso necessário, busque auxílio com uma arquiteta.

Prédio

  • Escritórios

Muitos acabam escolhendo um escritório que atende a capacidade da equipe atual. Porém, pense no futuro, pois o número de funcionários poderá aumentar, e para evitar novas mudanças, o ideal é que você esteja preparado. Portanto, muitas vezes vale a pena investir em uma salas um pouco maior.

  • Sala de reunião

Se você realiza reuniões com frequência, vale a pena optar por um imóvel que tenha sala de reunião. Ela pode fazer parte do seu escritório ou ser um espaço do prédio.

  • Espaço verde

Se possível, busque por escritório em edifícios com espaços verdes, com árvores e vegetação, para que os funcionários possam desfrutar desse ambiente quando fizerem uma pausa.

Mercado local

Observe o entorno do imóvel, se há concorrência direta e/ou indireta. Tente buscar pelos pontos fortes e fracos de cada um. Se você está entrando para disputar a mesma clientela, confira a diversidade de serviços, o atendimento, a apresentação do ponto, etc, para ganhar nos diferenciais da sua empresa.

As empresas âncoras, como lojas de departamento, costumam atrair um grande número de pessoas, promovendo a circulação do consumidor na região.

Documentos e contrato

Para que você não tenha nenhuma surpresa na hora de montar sua sala comercial que possa afetar seu funcionamento, analise todos os documentos que o edifício comercial necessita para funcionar. Por exemplo, laudo do Corpo de Bombeiros, escritura, registro de imóvel, ausência de pendências judiciais do prédio, entre outros.

Caso você vá alugar a sala, verifique todos os pontos do contrato de aluguel. Se achar necessário, busque a ajuda de um especialista imobiliário para analisar todos os documentos.

Não tenha medo de procurar

Antes de fechar qualquer negócio, procure o máximo que puder e esgote todas suas possibilidades. Esse é um investimento substancial, que traz grandes retornos, mas deve ser bem feito. Não erre na hora da escolha!

São muitas as variáveis e elas podem fazer diferença na hora da compra. Oriente-se quanto à questões de oferta e demanda, valores, diferenciais, tendências do mercado e da região, liquidez, etc.

Com as dicas acima, você terá tudo para acertar na escolha da sua sala comercial. Quando bem feito, o retorno que você terá valerá a pena!

VM Business

O VM Business é o novo empreendimento de alto padrão da JHF Incorporadora em Curitiba, com salas comerciais de 44 até 444 m², localização privilegiada no bairro Batel, itens e espaços com conceito de sustentabilidade, plantas totalmente moduláveis, arquitetura moderna e imponente, e muito mais.

A escolha criteriosa dos nossos parceiros, faz com que o VM Business seja mais um cartão de visitas da Incorporadora JHF criando laços com mais esta equipe de sucesso. Fazem parte da elaboração dos projetos a Flex Con Engenharia, Consenge Engenharia, Bacoccini Arquitetura, VCCON, Vectra, GX Clima, Nádia Bentz Paisagismo, Iluminarte Luminotécnica e Automação.

Um empreendimento refinado e exclusivo em uma localização estratégica, esse é o VM Business. Venha conhecer!

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