(41) 3045-8645
Av. Pres. Getúlio Vargas, 3620, Sala 601 - Curitiba (PR)

Blog

Como Escolher O Ar Condicionado Certo Para O Tamanho Do Ambiente?

Depositphotos_39304539_original-min

Praticamente toda sala comercial precisa ter um ar condicionado, ainda mais com a variação de clima que sofremos. Porém, quando esse  assunto está em pauta, surgem muitas dúvidas, já que os equipamentos trazem questões técnicas relativamente complicadas de serem analisadas. Tendo em vista isso, a JHF fez essa matéria para ajudar você na escolha do ar condicionado certo para o tamanho do ambiente que você precisa. Nosso objetivo é auxiliar você no processo de escolha, afinal nem todos sabem qual é a diferença entre ar condicionado e climatizador, para que serve o BTU, e os tipos de aparelhos, entre outros.

Diferença entre ar-condicionado e climatizador

Apesar desses aparelhos terem o mesmo objetivo, que é amenizar o calor, o funcionamento e tecnologia deles é diferente. Entender essas diferenças podem ajudá-los a escolher o aparelho certo para cada caso.

O ar condicionado é o mais comum entre aqueles que querem controlar a temperatura, pois permite determinar quantos graus você deseja manter em um ambiente. Para funcionar corretamente, você deve isolar o ambiente (fechar portas e janelas). Este aparelho oferece um conforto térmico melhor, é capaz de refrigerar ambientes grandes e é adequado para qualquer condição climática, porém ele consome mais energia e exige uma instalação de maior custo comparado a outras opções.

O climatizador é muito confundido com o ar-condicionado, mas ele tem um funcionamento mais parecido com o ventilador convencional, porém com recursos extras. Este aparelho promove a circulação do ar no ambiente, aumenta a umidade do ar através da evaporação da água e alguns modelos podem diminuir ou aumentar a temperatura até 5 °C. Com o climatizador, não há a necessidade de isolar o ambiente. Ele melhora a qualidade do ar e consome menos energia. Porém ele não oferece uma refrigeração do ambiente, portanto não é recomendado em lugares quentes e úmidos.

Potência – BTU

A sigla em inglês significa British Thermal Unit, ou Unidade Térmico Britânica, e indica uma unidade de energia bastante usada para esses equipamentos.

1 BTU é a quantidade de energia necessária para reduzir a temperatura de 0,5L de água para 0,56°C.

Quando você já tiver definido em qual ambiente o ar-condicionado será instalado, faça o cálculo da potência do aparelho para que o ambiente seja devidamente resfriado.

Como calcular?

O cálculo do BTU é gera bastante dúvida e é essencial para saber qual equipamento é o melhor para o ambiente que deseja colocá-lo. Se você escolher a quantidade incorreta de BTUs, o ar-condicionado pode não resfriar o ambiente adequadamente, ou até gerar um gasto de energia desnecessário. Para fazer essa conta, você deve levar em consideração 4 fatores:

  • Multiple 500 BTU para cada m² do ambiente;
  • Adicione 500 BTU para cada pessoa adicional (sem contar a primeira pessoa);
  • Adicione 500 BTU para cada equipamento eletrônico,
  • Acrescente 700 BTU para cada medida caso o ambiente fique diretamente exposto ao sol.

Por exemplo, uma sala comercial com 30 m², três pessoas, dois computadores, não exposta ao sol precisará de um ar-condicionado de 17.000 BTU.

Cálculo: 30 m² x 500 BTU + 1.000 (duas pessoas, excluindo a primeira) + 1.000 ( dois computadores) = 17.000 BTU.

*Essa fórmula é válida para ambientes com o pé direito padrão (2,60 a 3 metros).

Defina a função ou ciclo

Quando falamos em ar-condicionado, a maioria das pessoas associa o aparelho à função de resfriamento, e esquecem que eles podem executar a função de aquecimento. Esse processo de quente/frio é chamado de “ciclo reverso”. Alguns equipamentos de ar-condicionado possuem dupla função: resfriar e aquecer. Esses aparelhos custam um pouco mais que os convencionais que apenas resfriam, porém em dias muito frios, eles são muito úteis. Além disso, é muito mais barato comprar um ar-condicionado com essas duas funções do que dois aparelhos diferentes.

Tipos de ar-condicionado

Hoje em dia existe um gama extensa de aparelhos de ar-condicionado, por isso, vamos fazer uma breve descrição dos mais conhecidos.

Janeleiro

Equipamento compacto, indicado para locais com restrição de espaço, pois fica acoplado à janela do ambiente. Fácil e barata manutenção, valor acessível, porém um pouco barulhento.

Split Hi Wall

O mais popular no momento, com um preço acessível, é eficiente, silencioso e discreto. Tem uma parte interna (que faz a refrigeração do ar) e outra externa (que deixa o barulho para fora).

Multisplit

Muito similar ao Split Hi Wall, porém mais de uma unidade interna (evaporadora). Indicado para locais compactos onde não há espaço para mais de uma condensadora.

Split Window

Junção do Split com o Janeleiro. Não é tão comum pois são poucas as empresas que fabricam esse modelo. Indicado para locais com restrições externas, como o cômodo no centro da residência.

Split Piso-teto

Pode ser instalado no piso ou no teto, geralmente utilizado em locais comerciais devido a sua carga térmica, porém pode ser utilizado também em residências com um pé direito alto e com um fluxo de pessoas maior. Tem um custo mais elevado por ser um aparelho mais robusto.

Cassete

Semelhante ao piso-teto, recomendado para ambientes comerciais e residenciais, de médio e grande porte. Esse aparelho fica escondido no teto, porém precisa de um rebaixamento de gesso no teto para ser instalado.

Portátil

Perfeito para pequenos ambientes ou para aqueles que querem mobilidade. Com um valor reduzido, ele tem opções de potências mais baixas também. É um pouco barulhento e possui algumas restrições.

Tecnologia Inverter

Em regiões com grande variação de temperatura, esse é o aparelho mais recomendado. Tem um preço um pouco mais elevado, porém consome menos energia e tem uma vida útil mais longa, além de exigir menos manutenção.

Qual marca escolher?

Essa é uma questão que não tem uma resposta pronta. Porém, quando você for escolher seu aparelho, observe por detalhes que vão além do preço, como capacidade de filtragem, sistema de retenção de poeira e bactérias, diminuição de odores, entre outros recursos que podem ser interessantes.

Pesquise também a reputação da marca bem como avaliações de outros consumidores. Isso pode ajudar você a evitar produtos com problemas ou que gastam muita energia, por exemplo. Lembre-se, pesquise bastante e faça sua tarefa de casa antes de adquirir seu aparelho.

Voltagem

Não se esqueça de checar a voltagem de sua residência ou empresa. Todos os modelos do aparelho Split Hi Wall são 220 volts. Se o local onde o aparelho será instalado for bifásico, chame um eletricista para providenciar os pontos adequados, se for monofásico, entre em contato com a concessionária de energia para solicitar a alteração na rede.

Manutenção

Se você não fizer a manutenção adequada, seu aparelho terá uma vida útil reduzida. Uma das questões de manutenção é a limpeza. Se o aparelho estiver sujo, isso pode causar algumas consequências como diminuição da ventilação e piora na qualidade do ar, prejudicando a saúde.

Portanto, o ideal seria limpar o ar-condiciona uma vez por mês, dependendo da intensidade do uso. Cada aparelho tem recomendações e instruções específicas para limpeza e manutenção, portanto é importante que você verifique a periodicidade e contrate profissionais para executar esse trabalho.

O ar-condicionado faz mal à saúde?

Essa é uma dúvida muito comum, portanto vamos esclarecê-la. Não, o ar-condicionado não faz mal à saúde, muito pelo contrário, pois ele possui filtros que fazem com que a qualidade do ar melhore. Porém, conforme mencionamos acima, se o aparelho não estiver com a manutenção em dia, ele poderá piorar a qualidade do ar, o que pode ocasionar um mal à saúde.

A grande maioria dos aparelhos de ar-condicionado não vem com umidificadores. Isso significa que a umidade do ambiente pode cair e a qualidade do ar também, principalmente em épocas mais secas.

Portanto além de manter o filtro e o aparelho limpos, é recomendado colocar uma bacia de água ou até uma toalha próxima ao aparelho, para umidificar o ar.

Compartilhe Conhecimento:
Share with friends   

Written by

The author did not add any Information to his profile yet