(41) 3045-8645
Av. Pres. Getúlio Vargas, 3620, Sala 601 - Curitiba (PR)

Blog

Como enriquecer seu negócio em tempo de crise

bigstock--165727532-min

Independentemente de qual é o perfil do seu negócio ou o segmento de atuação, o momento atual de instabilidade econômica política no Brasil ainda é fator de preocupação para os empreendedores brasileiros.

Esse sentimento de insegurança, somado às quedas nas vendas e à pressão para tomar as medidas certas capazes de reverter a situação, podem levar os gestores a um colapso financeiro, o que abala não somente a vida profissional, mas também a vida das pessoas envolvidos.

Muitos empreendedores vêem esses desafios como oportunidades de crescimento. A crise econômica é um momento para as empresas repensarem as estratégias, reverem os planos de negócios e melhorarem a eficiência de seus produtos e serviços. Apostar em inovação e tecnologia continua sendo crucial para as empresas.

Inovação

A aposta em inovação implica em uma mudança de mentalidade. Muitas pessoas pensam em inovação como um processo longo, focado na geração e no desenvolvimento de novas ideias e tecnologias e limitado ao âmbito de atuação da empresa. Porém, esse conceito evoluiu muito nos últimos anos, e hoje já se fala em inovação aberta, um novo paradigma que assume que as empresas podem e devem usar tanto ideias externas como internas. A inovação pode surgir em qualquer área da empresa, em qualquer processo e a qualquer momento.

Com a infinidade de opções que temos para realizar qualquer atividade e adquirir qualquer produto, a necessidade de inovar e se diferenciar das outras empresas concorrentes é cada vez mais importante.

Mas a inovação por si só não cria valor. Ela deve resolver um problema relevante e ter potencial de implementação na empresa.

  • Pensar em novos produtos e soluções

Como mencionamos anteriormente, os momentos de crise também oferecem oportunidades para que a empresa encontre soluções mais adequadas às necessidades dos clientes. Você pode aprimorar ao máximo o montante de vendas da sua empresa, sendo ele produto ou serviço.

  • Reformular processos

Uma das maneiras de inovar é reorganizando os  processos internos. Identifique áreas problemáticas, ineficientes, e encontre soluções para esses gargalos produtivos. Muitas vezes as soluções podem vir da eliminação de atividades, da automatização de processos, entre outros. O importante é simplificar os procedimentos e ganhar eficiência.

  • Continuar investindo em tecnologia

Não podemos falar em inovação sem falar em tecnologia. A inovação deve ser constante para que a empresa se mantenha competitiva. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento não devem ser cortados na crise, pois é justamente daí que saem as melhores e mais inovadoras ideas.

  • Inovar no marketing

Existem várias opções de estratégias de marketing, uma delas é o marketing de conteúdo, através de blogs, newsletters, entre outras ferramentas. Esse tipo de ação é mais barata que as estratégias de marketing tradicionais e costuma engajar com mais eficiência os consumidores. O objetivo em tempos de crise é tornar os gastos com marketing mais eficientes.

  • Atacar nichos pouco explorados

Com a enorme presença online das empresas e consumidores, é possível segmentar mais o seu público, a partir de pesquisas sobre o perfil do cliente, comportamento, consumo, etc, visando assim mercados ainda pouco explorados. O objetivo é aumentar a perspectiva da empresa, analisando o potencial de outros públicos e mercados.

Inovações no mercado imobiliário

O mercado imobiliário também está passando por um processo de renovação, incluindo em seus processos várias inovações tecnológicas, com o foco em facilitar a vida do cliente e da empresa.

  • Tour virtual 360º

Uma das ferramentas de venda mais envolventes e eficazes na internet, o tour virtual permite que, da sua casa ou celular, você consiga ver o imóvel por completo através de um passeio virtual, como se você estivesse dentro do imóvel.

  • Realidade virtural

Antigamente, as maquetes eram a principal forma de materializar o empreendimento antes da obra ficar pronta. Hoje em dia, temos a realidade aumentada, onde o cliente consegue visualizar por imagem 3D o empreendimento pronto.

  • Vista panorâmicos com drones

Muitas construtoras já utilizam o recurso de drones sobre a área de construção do empreendimento, em diversas etapas do processo de construção, para que o cliente possa ver de maneira mais completa o imóvel.

  • Placas virtuais

As placas virtuais são instaladas no terreno ou imóvel, contendo um QR Code. Dessa forma, baste que você use seu smartphone através de um aplicativo leitor de QR Code para receber toda a ficha do imóvel, fotos e outras informações.

Compartilhe Conhecimento:
Share with friends   

Written by

The author did not add any Information to his profile yet